|
---|
Ao Exmo. Sr. Jorge Barbosa Vereador Presidente Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul – RS
Da Vereadora Gabriela Ortiz - PDT
Assunto: Indicação ao Poder Executivo Municipal, solicitando o cumprimento da Lei Municipal 3836/2017 que institui a campanha de prevenção ao suicídio, denominada Setembro Amarelo, no Município de Sapucaia do Sul.
A Vereadora signatária, abaixo subscrita, vem à presença de Vossas Excelências, respeitosamente, na forma regimental (art. 115 do RI c/c 51, parágrafo único da Lei Orgânica Municipal), para requererem seja procedida a leitura em Plenário do inteiro teor desta proposição indicativa, sendo a mesma posteriormente encaminhada, pela Presidência, ao Poder Executivo Municipal.
JUSTIFICATIVAS
Senhores Vereadores e Vereadoras:
É objetivo da presente indicação, que após os trâmites regimentais, que seja enviada cópia da presente proposição ao Poder Executivo solicitando o cumprimento da Lei Municipal 3836/2017 que institui a campanha de prevenção ao suicídio, denominada Setembro Amarelo, no Município de Sapucaia do Sul. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa deveria acontecer durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e, em alusão a esta data, se faz urgente e necessário o desenvolvimento de campanhas voltadas ao tema. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil). Diante de dados tão alarmantes e sabendo que o município conta com os serviços de prevenção ao suicídio, é indispensável que seja realizado a divulgação destes, promovendo assim a integração da população sapucaiense neste tema, assim conforme o artigo 2, inciso III:
“Estabelecer diretrizes para ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas visando ampliar o debate sobre o problema sob o ponto de vista social e educacional, estimulando o desenvolvimento de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.“ Por fim, reivindico que a indicação apresentada seja acolhida pelo Governo Municipal, firme nas razões acima demonstradas, e no ímpeto de colaborar com a administração do Município, realizando a função de assessoramento que é inerente à edilidade, apresentamos ao nobre plenário desta Câmara Municipal nossa proposição indicativa. Sapucaia do Sul, 12 de setembro de 2022. GABRIELA ORTIZ - PDT VEREADORA SIGNATÁRIA |
Documento publicado digitalmente por VEREADORA GABRIELA ORTIZ em 12/09/2022 às 10:16:07. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação be93de5022b58233a10002aef7f5e31c.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.cmsapucaiadosul.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 46479. |