#CAMARA#
Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

PROCESSO N.° 23834
Indicação Nº 778/2022

Proponente: Ver. José Carlos Dutra dos Santos

Exmo. Sr.
Vereador Jorge Barbosa de Souza
DD. Presidente da
Câmara de Vereadores de
Sapucaia do Sul – RS

 

Do Vereador José Carlos Dutra dos Santos 

 

Assunto: Encaminha Proposição pedindo aprovação para uma INDICAÇÃO ao Prefeito Municipal e Secretaria Municipal de Educação, solicitando a implantação nas escolas públicas do município de Sapucaia do Sul, o Projeto que auxilia o combate ao bullying e violência infantil, o qual disponibiliza nas escolas, caixas para o depósito de relatos de violência e bullying. 

 

 

JOSÉ CARLOS DUTRA DOS SANTOS Vereador que este assina, integrante da Bancada do Partido MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO (MDB), vem, respeitosamente, a presença de V.Exa., na forma regimental, requerer seja levada à consideração do Colendo Plenário, a presente Proposição de INDICAÇÃO, para que apresenta as seguintes,

 

JUSTIFICATIVAS:

O projeto foi elaborado pela professora de uma escola pública municipal de Porto Alegre,  Luciana Ferreira Soares e, alunos. O projeto baseia-se em caixas distribuídas na escola para o depósito de relatos de violência infantil e bullying, uma alternativa criada para identificar esses tipos de violência contra crianças e adolescentes. 

          Caixas disponibilizadas em pontos da escola facilitam para que alunos vítimas destes casos, desabafem e aliviem a angustia, visto que depois da pandemia crianças e adolescentes ficaram mais "fechadas", com maior dificuldade de socialização, sendo assim, esta alternativa é uma forma de provocar discussões sobre casos de violência, tirando até mesmo diagnósticos mais precisos de problemas de relação que ocorrem entre os alunos.

          A ampliação e abordagem destes assuntos nas escolas ajudam também a incentivar as denúncias, pois em muitos casos a denúncia não ocorre por falta de informação, a criança e/ou adolescente não conhecem o que é o abuso, violência e acabam não sabendo como recorrer. 

          Em conjunto com o projeto é interessante pensar em formas de capacitar os profissionais da rede para identificar problemas, muitas vezes, a tempo de evitar o pior. Em muitos casos, são profissionais de escolas que identificam abusos e acionam os órgãos públicos para atender as vítimas, capacitando os profissionais eles saberão formas de como identificar e o que fazer quando identificar esses casos, com as escolas atentas poderão auxiliar crianças e jovens que estão sofrendo de alguma forma. Essas situações se agravam ao longo do tempo, mas desde o inicio demonstram sinais, que o quanto antes identificados podem prevenir maiores e mais graves problemas.

          Trabalhar a prevenção é a melhor forma de evitar que casos de violência se repitam.

 

 

SALA TIRADENTES, Sapucaia do Sul, 19 de agosto de 2022.

 

 

Vereador Autor José Carlos Dutra dos Santos 

Documento publicado digitalmente por VEREADOR JOSé CARLOS DUTRA DOS SANTOS em 19/08/2022 às 12:44:00. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação d49be27ce217b4cc04e381afc6c6dbc4.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.cmsapucaiadosul.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 44908.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
JOSE CARLOS DUTRA DOS SANTOS:31290795053 às 19/08/2022 12:47:49