RAQUEL DO POSTO Vereadora que este subscreve, integrante da Bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT), encaminha MOÇÃO DE REPÚDIO ao Governo Federal, contra o bloqueio linear de 14,5% do orçamento das Universidades e Institutos Federais Brasileiros.

MOÇÃO DE REPÚDIO

Inadmissível, incompreensível e injustificável o corte orçamentário de mais de R$ 1 bilhão que foi procedido pelo governo federal dia 27/05/22, última sexta feira nos orçamentos das Universidades e Institutos Federais brasileiros.

A Rede Federal já vivencia os desafios da retomada presencial e os prejuízos advindos da pandemia e agora terá que dividir seus esforços para lidar com esse bloqueio. Realizado de forma unilateral e intempestiva, sem diálogo com os gestores das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o bloqueio – estimado um montante de mais de R$1 bilhão,  comprometerá as atividades dos  institutos e universidades federais.

A situação é grave, pois o bloqueio ocorre nos recursos destinados à manutenção das instituições. Ou seja, atividades essenciais de ensino, pesquisa e extensão, visitas técnicas e insumos de laboratórios serão cortadas dos estudantes. Serviços de limpeza e segurança também deverão ser afetados, acarretando em demissões e, consequentemente, em desemprego, em um momento de tentativa de aquecimento econômico pós-pandemia.

Diante de um cenário repleto de incertezas, espero que o Governo Federal revise sua postura de bloqueio orçamentário do Ministério da Educação e de suas autarquias, levando em consideração os efeitos danosos que tal medida irá provocar. 

Sapucaia do Sul, 30 de maio de 2022.

RAQUEL DO POSTO - PDT

VEREADORA



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
MIRIAM RAQUEL MORAES DA SILVA:71404791000 às 30/05/2022 00:29:17