#CAMARA#
Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

PROCESSO N.° 22366
Indicação Nº 655/2021

Proponente: Ver.ª Veridiana Pacheco

Exmo. Sr. Presidente

Vereador Jorge Barbosa

  1. Presidente da Câmara de Vereadores de

SAPUCAIA DO SUL-RS

Requerente: Vereadora Veridiana Pacheco

 

Ref. Indicação que  Institui o "Selo Amigos dos Animais" no âmbito do Município de Sapucaia do Sul/RS e dá outras providências.. ”

 

 

 VERIDIANA PACHECO, vereadora que esta assina, integrante do PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO - PRTB, com assento neste Poder Legislativo Municipal, vem, respeitosamente, a presença de V. Exa, na forma regimental, REQUERER seja levada em consideração do Colendo Plenário, a presente INDICAÇÃO, para a qual apresenta as seguintes JUSTIFICATIVAS:

Trata-se de indicação que tem como objeto instituir, no âmbito do Município de Sapucaia do Sul/RS, o "Selo Amigos dos Animais" que será concedido às pessoas jurídicas que contribuírem efetivamente ou desenvolverem iniciativas continuadas junto a instituições sem fins lucrativos, que promovam ações de responsabilidade social e defesa dos direitos na causa animal, bem como às pessoas jurídicas que comercializam produtos de linha PET, como ração e medicamentos, que fizerem doação de ração animal para associações e grupos de defesa e proteção animal que promovam assistência e alimentação de animais de rua.

Destaque-se que a Presente Indicação cuida de dar maior atenção a proteção dos animais seguindo-se princípios da Política Nacional de Meio Ambiente, instituída pela Lei Federal 6.938/81 que foi devidamente recepcionada pela CF/88.

Por sua vez, os incisos II e III do artigo 30 do Diploma Constitucional, trazem, respectivamente, que compete aos Municípios legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.

Nestes termos, superada a demonstração de Constitucionalidade da medida em questão e diante da importância da adoção progressiva de medidas que possam aumentar os cuidados com a causa animal, conferindo à iniciativa privada importante papel, o Texto visa incrementar ações ambientais positivas.

Sapucaia do Sul, 27 de julho de 2021.

PROJETO DE LEI

 “Institui o "Selo Amigos dos Animais" no âmbito do Município de Sapucaia do Sul/RS e dá outras providências..”

 

Prefeito de Sapucaia do Sul. Faço saber que a Câmara de Vereadores aprovou e eu, com fundamento no art. 82, inciso III, da nova Lei Orgânica do Município, sanciono e promulgo a seguinte:

LEI

 Art. 1º - Fica instituído, no âmbito do Município de Sapucaia do Sul/RS, o "Selo Amigos dos Animais" que será concedido às pessoas jurídicas que contribuírem efetivamente ou desenvolverem iniciativas continuadas junto a instituições sem fins lucrativos, que promovam ações de responsabilidade social e defesa dos direitos na causa animal.

Parágrafo Primeiro - Também deverá ser concedido o Selo de que trata o caput às pessoas jurídicas que comercializam produtos de linha PET, como ração e medicamentos, que fizerem doação de ração animal para associações e grupos de defesa e proteção animal que promovam assistência e alimentação de animais de rua.

Parágrafo Segundo - Para os fins desta Lei são consideradas ações de responsabilidade social e defesa dos direitos na causa animal a realização permanente de ações, campanhas, projetos, atividades, trabalho de adoção e cuidado em favor dos animais, entre outros.

Art. 2º – Os interessados em credenciar-se ao "Selo Amigo dos Animais" deverão requerê-lo junto ao Poder Executivo Municipal, o qual competirá deferir ou não a participação do candidato, nos termos do regulamento desta Lei.

Parágrafo Primeiro - Do Selo constarão, independentemente de quaisquer outras informações, a identificação do agraciado, bem como o número desta Lei.

Parágrafo Segundo – O deferimento do cadastramento, pelo Poder Executivo, proporcionará ao interessado o direito ao uso publicitário do "Selo Amigo dos Animais", como forma de demonstrar sua atuação em favor da causa animal chancelada pelo Poder Público Municipal.

Art. 3º - O Poder Executivo poderá estabelecer outros critérios para a concessão do disposto nesta Lei, bem como editará, através de ato próprio, normas complementares à aplicação desta Lei.

Art. 4º - O Selo de que trata esta Lei terá validade de 04 (quatro) anos, a partir da sua concessão, podendo ser renovado por iguais períodos.

Parágrafo único - Deverá ser cancelado o credenciamento do Selo se houver interrupção das boas práticas de responsabilidade social animal ou situação que viole os direitos dos animais.

Art. 5º -  A Certificação e Confecção do “Selo amigo dos Animais” deverão ser feitos pelas instituições beneficiárias das ações de responsabilidade social animal, obedecendo os procedimentos para concessão dispostos nesta Lei.

Art. 6º -  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sapucaia do Sul, 27 de julho de 2021.

Volmir Rodrigues,

Prefeito Municipal

Documento publicado digitalmente por VEREADORA VERIDIANA PACHECO em 27/07/2021 às 11:00:24. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c5e07584c278692dcd10d5b13c1c3375.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.cmsapucaiadosul.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 27683.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
VERIDIANA FERNANDES PACHECO:00268618011 às 27/07/2021 11:03:01