#CAMARA#
Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

PROCESSO N.° 22284
Projeto de Lei do Legislativo Nº 040/2021

Proponente: Ver. José Carlos Dutra dos Santos

Exmo. Sr.
Vereador Jorge Barbosa de Souza
DD. Presidente da
Câmara de Vereadores de
Sapucaia do Sul – RS

 

Do Vereador JOSÉ CARLOS DUTRA DOS SANTOS (CACO)

 

Assunto: Encaminha Proposição pedindo aprovação para um PROJETO DE LEI, que "Dispõe sobre a garantia de que agressores de mulheres e meninas com condenação transitada em julgado não possam assumir cargos em comissão no município de Sapucaia do Sul e dá outras providências”.

 

JOSÉ CARLOS DUTRA DOS SANTOS Vereador que este assina, integrante da Bancada do Partido MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO (MDB), vem, respeitosamente, a presença de V.Exa., na forma regimental, requerer seja levada à consideração do Colendo Plenário, o presente PROJETO DE LEI, para que apresenta as seguintes,




JUSTIFICATIVAS:

O intuito deste projeto de lei é impedir que condenados por violência contra a mulher assumam cargos e empregos públicos. A violência contra a mulher constitui-se em fenômeno sociocultural com relevante impacto na saúde pública, sendo o crime motivado por questões atinentes à desigualdade de gênero o que, por conseguinte, desencadeia em danos físicos, morais, patrimoniais, sexuais e psicológicos para a vítima, podendo ocorrer de forma concomitante e num contínuo de atos violentos, o que pode culminar, em última iminência, no  feminicídio.






SALA TIRADENTES, Sapucaia do Sul, 28 de Junho de 2021. 






Vereador Autor JOSÉ CARLOS DUTRA DOS SANTOS                   




                                              
                                                                      PROJETO DE LEI                                                                           



   
  Dispõe sobre a garantia de que agressores de mulheres e meninas com condenação transitada em julgado não possam assumir Cargos em Comissão no Município de Sapucaia do Sul e dá outras providências”.

                                                          
                 

   
Prefeito de Sapucaia do Sul, faço saber que a Câmara de Vereadores aprovou e eu, com fundamento no art. 82, inc. III, da Lei Orgânica do Município, Sanciono e Promulgo a seguinte:  
 
                                                           
                                                                               LEI                                                                                      

       
Art. 1º Fica vedado o acesso a cargos em comissão no Município de Sapucaia do Sul, no âmbito da administração direta e indireta, para agressores de mulheres e meninas tendo como base os direitos previstos na Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha.

      Parágrafo Único. Inicia essa vedação com a condenação em decisão transitada em julgado, até o comprovado cumprimento da pena. Devendo ser atestada a idoneidade moral no ato da entrega de documentos para posse de cargos em comissão de livre nomeação e exoneração.          
                          
         
Art. 2º A prática de violência contra mulheres e meninas, constitui fator apto a demonstrar a ausência de idoneidade moral para todos os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, de pessoas que tivessem sido condenadas nas condições previstas no caput dessa Lei.                                                            

           Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.


                                         

                                                            Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, 28 de Junho de 2021.











                                                              VOLMIR RODRIGUES                                                                                                                                      Prefeito Municipal                         

Documento publicado digitalmente por VEREADOR JOSé CARLOS DUTRA DOS SANTOS em 28/06/2021 às 13:38:05. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação ce242e8fe58b2218f6c97c706bc65200.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.cmsapucaiadosul.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 26469.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
JOSE CARLOS DUTRA DOS SANTOS:31290795053 às 28/06/2021 13:41:35