Ao Exmo. Sr.

Jorge Barbosa

DD. Vereador Presidente

Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul – RS

Do Vereador: Átila Andrade 

Assunto: Encaminha MOÇÃO DE APOIO as empresas e as entidades que se posicionam veementemente contra o plano do governo do estado em instalar pedágio na ERS-118, como forma de viabilizar a conclusão das obras de duplicação.

Átila Andrade, Vereador que este assina, integrante da Bancada do Partido dos Trabalhadores, com assento neste Poder Legislativo Municipal, vem, respeitosamente a presença de V.Exa., na forma regimental, requerer seja levada à consideração do Plenário, a presente Moção de Apoio, para que apresenta as seguintes,

JUSTIFICATIVAS:



Senhor Presidente, Senhoras Vereadoras, Senhores Vereadores,

A presente proposição tem como objetivo principal apoiar as entidades

representativas que buscam a livre circulação dos veículos pela RS-118,

sem a obrigação de pagamento de pedágio, já que as obras de estruturação da

autoestrada, após praticamente uma no e meio, custaram aos cofres públicos cerca de 400 milhões de reais.

Considere ainda a manifestação desta Casa Legislativa totalmente contrária a instalação de pedágio na ERS-118, em virtude de se tratar de uma estrada crucial para o desenvolvimento econômico de Sapucaia do Sul, e que abrange municípios vizinhos como Esteio, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão, em que estão localizadas diversas empresas que estimulam o crescimento econômico no Vale dos Sinos, no Vale do Gravataí e no Estado do Rio Grande do Sul.

Caso a ERS-118 seja privatizada, haverá um impacto negativo, tanto na produção quanto na logística, em todos os seguimentos econômicos que estão, a duras penas, tentando sobreviver à pandemia da Covid-19, razão pela qual solicita-se ao Governo do Estado que busque alternativas que não seja a instalação de uma praça de pedágio na rodovia em tela.

Acolhida a presente moção pelos pares desta casa legislativa, aprovada em Plenário e cumpridas as formalidades, requer que a presente moção seja enviada ao Excel. Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Eduardo Leite, bem como a Excel. Presidente da Assembleia Legislativa, Sr. Gabriel Souza.

Assim, subscrevemo-nos,

Sala Tiradentes, 31 de maio de 2021

Vereador Autor:

Átila Andrade (PT)





Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ATILA VLADIMIR ANDRADE:36871257004 às 31/05/2021 11:52:39